Criada em 1989, a Associação Cultural Coral de Petrópolis é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida por sua excelência técnica e artística. Seu lema, "Garra e Amor à Música", reflete o compromisso com a divulgação da música erudita e popular, promovendo o acesso democrático aos bens culturais que produz.
O coro é formado por cantores de diferentes profissões, crenças e idades, unidos pela paixão pela música e pelo compromisso com a qualidade vocal. Buscando constante aprimoramento técnico e musical, o grupo se apresenta regularmente em diversas ocasiões.
Sem qualquer vínculo com empresas, sua manutenção depende exclusivamente das contribuições mensais dos coralistas, do apoio do círculo de amigos do coral, além de recursos arrecadados por meio de apresentações contratadas, como missas, casamentos e eventos.
Atualmente, o Coral de Petrópolis realiza seus ensaios nos espaços da Igreja do Rosário, localizada na Escola Monsenhor Gentil, na Rua Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro. Esse espaço foi gentilmente cedido por seu atual Pároco, Monsenhor Luiz Mello.
Sob a regência do maestro Rodrigo d’Avila desde 2016, conta com cerca de sessenta integrantes, que contribuem mensalmente para a manutenção das atividades.
O Coral de Petrópolis tem como missão promover a arte e a cultura por meio do canto coral, preservando a memória musical, incentivando novas plateias e proporcionando experiências enriquecedoras para coralistas e público, democratizando o acesso à boa música e promovendo a integração por meio da arte.
Compromisso com a qualidade artística e aprimoramento contínuo.
Levar a música a diversos públicos e garantir o acesso à arte.
Respeito à tradição coral e busca constante por inovação.
Valorização do trabalho em equipe e troca de experiências.
Gestão íntegra e compromisso social.
Ambiente acolhedor e igualitário para todos.
Realização de concertos beneficentes e apoio a projetos culturais e sociais.
Rodrigo d'Avila é o regente do Coral de Petrópolis, posição que ocupa desde agosto de 2016. Com uma trajetória musical iniciada na infância. Neto de músicos e maestros, ele foi integrante do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, onde recebeu seus primeiros ensinamentos em canto coral sob a orientação do fundador, Frei Leto Bienias.
Multinstrumentista, formado em composição e regência, além da vertente clássica, trabalhou como músico e arranjador ao lado de Sivuca, Guilherme Arantes, Celso Blues Boy e outros.
Ao longo de sua carreira, Rodrigo d'Ávila atuou como maestro e diretor de diversos corais, incluindo o Coral do Conservatório de Petrópolis, o Coral do Instituto Social São José, o Coral das Princesas de Petrópolis e o Coral da Petrobras.
Presidente: Letuza Dias Tamer
Vice-Presidente: Eduardo Paiva dos Santos
Secretária: Maristela Casamasso Perotta Lima
Tesoureira: Raquel de Mesquita Favaro
Relações Públicas: Leonardo Bastos
Conselho Fiscal:
Ana Paula Xavier
Sueli das Graças Ferreira
Catarina Alves dos Santos
1989 - Centenário da República - Quinta da Boa Vista, RJ, com Projeto Aquarius;
1991 - 200 anos de Mozart - Quinta da Boa Vista, RJ;
1992 - Homenagem a Handel, Mozart, Vivaldi e Bach - Palácio do Catete, RJ;
1993 - 100 anos de Copacabana - Praia de Copacabana, RJ;
1993 - George Martin e a Música dos Beatles - Quinta da Boa Vista, sob regência de Sir George Martin;
1996 - Um Concerto na Cidade Imperial, com a peça Carmina Burana, em homenagem ao Presidente da República, Sr. Fernando Henrique Cardoso - Palácio Quitandinha, Petrópolis;
1997 - Intercâmbio com o Côro Sinfônico da Universidade de Talca, Chile. Concertos em Santiago, La Cisterna e Linares;
1997 - Concerto com a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Teatro Mecanizado do Quitandinha, Petrópolis;
1998 - Concerto com a Orquestra Petrobras Pró-Música - Sala Cecília Meirelles;
1998 - Título de Utilidade Pública Municipal e Estadual, RJ;
2000 - 500 anos do Brasil, Igreja da Candelária e Teatro Municipal do Rio de Janeiro, obra de Heitor Villa-Lobos;
2001-2014 - Projeto Natal Luz e Canto nas Comunidades, encontro de corais, Missa do 5° domingo do mês na Catedral de São Pedro de Alcântara;
2016 - Concerto comemorativo de 27 anos do coral - Cineteatro Museu Imperial;
2017 - Concerto Gloria, de Vivaldi - Teatro Dom Pedro;
2018 - Festival Internacional de Corais - Petrópolis; Concerto comemorativo de 29 anos; Concerto de Natal na Igreja Nossa Senhora do Rosário; Concerto comemorativo de 53 anos da Loja Rosacruz Petrópolis;
2019 - Canta-Terê - Festival de Corais em Teresópolis; Fraternidade Oswaldo Cruz; Casa de Repouso Bougainville;
2022 - Teatro Afonso Arinos, UMEP, Igreja do Rosário, Igreja Luterana, Coral Integração;
2023 - Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino; Festival Canta del-Rei; Recanto da Terceira Idade; Escola Municipal Yohan Noel; Escola Estadual Rui Barbosa; Praça da Águia (Dia da Família); Concerto de Natal na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Shopping Itaipava, no Shopping Vilarejo, no Hospital Santa Teresa e na Casa da Princesa Isabel. Concerto para Guias de Turismo e convidados - Museu Imperial;
2024 - Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino - Missa Solene do Jubileu de Brilhante do Seminário; Teatro Imperial - Prêmio APL 2023; Auditório da UNIFASE - Concerto comemorativo pelos 35 anos do Coral de Petrópolis; Palácio de Cristal - Abertura do Natal Imperial 2024 (apresentação da peça Gloria (RV 589), de Antonio Vivaldi, e The Messiah Hallelujah, Händel).